Barulho na suspensão: o que pode ser?
Antes de falarmos do barulho, é preciso entender o que é a suspensão propriamente dita. Para começar, ela é um sistema muito importante, pois garante o contato das rodas com o solo, bem como absorve todos os impactos e proporciona a estabilidade do veículo.
A suspensão é composta por diferentes peças, como:
- pneus;
- molas;
- amortecedor;
- bandeja.
Sendo assim, quando ocorre um barulho na suspensão, isso pode indicar mau funcionamento de algum componente e até desgaste da peça, o que pode causar graves danos, inclusive, comprometendo a segurança do veículo e seus passageiros.
No caso, você pode ouvir ruídos no momento de passar por algum buraco ou lombada, por exemplo. Quanto à localização, geralmente, o barulho ocorre na parte dianteira, já que o motor fica nessa área e exige mais do carro. Nesse sentido, pode indicar várias ocorrências, como folga em peças.
Um carro é composto por muitos sistemas e peças. Por isso, nem sempre é fácil identificar quando há algo de errado. Dessa forma, caso você perceba um barulho na suspensão ou outros sinais, pode ser a hora de fazer uma revisão neste sistema.
Além destes ruídos, você também pode notar outros sinais, como:
Desgaste nos pneus;
Aumento na distância de frenagem;
Impactos fortes no veículo, conforme a estrada;
Carro puxando para um dos lados;
Vazamento de óleo ou fluídos
Há algo de errado na sua suspensão
Pneus ineficientes; talvez algum problema na suspensão os tenha danificado
A essa altura o veículo já perdeu seu conforto
Perigo, a estabilidade ao dirigir é fundamental
Pode ser da sua caixa de direção, deixar isso pra depois pode custar caro
“
Um carro é composto por muitos sistemas e peças. Por isso, nem sempre é fácil identificar quando há algo de errado. Dessa forma, caso você perceba um barulho na suspensão ou outros sinais, pode ser a hora de fazer uma revisão neste sistema
Quando revisar a suspensão do carro?
De forma geral, indica-se uma revisão na suspensão a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, essa média pode ser alterada dependendo do tipo de suspensão, das indicações do fabricante, das condições de estrada onde você anda e, é claro, de sinais, como o barulho na suspensão.
Sendo assim, é preciso consultar um centro automotivo de confiança para solucionar o problema. Assim, pode ser que você precise realizar o alinhamento, a fim de perfilar os ângulos do sistema.
Já em relação às peças, pode ser necessária a troca de alguma delas. Por exemplo, os amortecedores podem ser trocados de forma preventiva, antes que o carro tenha 40 mil quilômetros rodados. Em todo o caso, depois deste procedimento, o alinhamento também se torna necessário.
Um carro é composto por muitos sistemas e peças. Por isso, nem sempre é fácil identificar quando há algo de errado. Dessa forma, caso você perceba um barulho na suspensão ou outros sinais, pode ser a hora de fazer uma revisão neste sistema. Para isso, é importante contar com um centro automotivo de confiança, que possa analisar o problema e solucioná-lo com peças de qualidade. Assim, você só vai precisar curtir o caminho, com a certeza de que seu veículo está seguro.